Tudo o que você precisa saber sobre integração logística

Assim como tudo, os processos logísticos sofreram muitas modificações até chegar no modelo atual. Com novas demandas a serem supridas, consumidores cada vez mais exigentes e os enormes avanços tecnológicos a cadeia logística teve que se adaptar aos novos modelos, modernizando-se com o passar do tempo.

É neste contexto que surge um novo conceito neste mercado tão concorrido: a logística integrada. Como veremos adiante, a integração logística transformou a maneira como a logística se relaciona com os outros setores do mercado.

Ainda tem dúvidas de como a integração logística funciona? Vem aprender com a Nuno//Fracht! Neste post, nossa proposta é esclarecer o que de fato é a integração logística, como ela funciona e quais são os seus benefícios para a sua empresa. Confira!

Afinal o que é integração logística?

Antigamente, o conceito de logística era basicamente associado ao armazenamento e transporte de mercadorias. Por muitas vezes, isso envolvia muitos fornecedores distintos, além de ser comum que cada empresa possuísse seu próprio sistema de gerenciamento dos processos, sem nenhuma interligação entre eles.

Porém, com a evolução do mercado e com o surgimento de novas necessidades, esse conceito se ampliou, englobando muito mais do que o transporte e o armazenamento, como também o desembaraço aduaneiro e demais variáveis.

Neste processo, encontramos maior interação entre fornecedores, produtos, suprimentos e clientes, com grande auxílio da tecnologia, a qual é capaz de apresentar informações em tempo real de cada processo.

Deste modo, a integração logística é a interação de todos os processos que envolvem a cadeia logística, desde sua origem até a efetiva entrega do produto ao consumidor final. O resultado é uma gestão ampliada, onde há um maior controle de todas as etapas necessárias em cada negociação.

Como a Logística Integrada funciona?

A comunicação simplificada é o ponto central de uma boa integração logística, com compartilhamento de informações relevantes para que assim seja possível uma tomada de decisão mais precisa e articulada.

Na prática, a logística integrada é a maneira mais eficiente de garantir a disponibilidade dos serviços, agilidade nas entregas e a satisfação do consumidor, que terá suas necessidades vistas de maneira individual e serviços personalizados para cada operação.

Por exemplo, imagine que a sua empresa possui uma carga que acaba de chegar no Brasil, e esta precisa passar por diversas liberações antes de poder seguir seu caminho até a entrega final. Com uma logística integrada, você possui um controle maior de tudo que precisa ser feito, assim, já consegue resolver todas as pendências fiscais e agilizar o processo, reduzindo custos e agregando agilidade à operação.

Benefícios da integração logística para a sua empresa

Inovar na maneira que trabalha com os processos logísticos, otimizar operações e agilidade no transporte são alguns exemplos de benefícios que a integração logística proporciona.

Veja abaixo os principais motivos para adotar a logística integrada na sua empresa:

  • Redução de custos operacionais: com a possibilidade de gerenciar todos os processos logísticos de maneira integrada, torna-se viável uma observação mais detalhada de todas as etapas, reduzindo a chance de falhas. Essa visão estratégica, permite maior planejamento operacional e custos reduzidos, pois cria um ambiente mais produtivo e eficiente, evitando desperdícios de tempo, materiais, retrabalho, resultando em maior satisfação para o cliente;
  • Aumento da lucratividade: com o auxílio de sistemas cada vez mais integrados, o trabalho das mais diversas áreas envolvidas na logística é aperfeiçoado, pois cada função é exercida de forma pensada e articulada para disponibilizar as melhores condições que beneficiem o fluxo e o caixa de sua empresa. Toda operação – desde a coleta até a entrega final – quando vista de perto pelo gestor proporciona maior qualidade do serviço oferecido, o que acarreta maior procura pelo seu produto;
  • Processos centralizados e mais ágeis: se antigamente era necessária uma troca de e-mails gigantesca e fornecedores diversos, com a integração logística é possível otimizar as operações, gerenciando todas as etapas de forma centralizada e rápida. Deste modo, em um único sistema, é possível encontrar todas as informações relevantes, possibilitando uma visão ampla do negócio, sem perda de tempo ou caixa de e-mail lotada. Com um gerenciamento apenas das exceções, a tomada de decisão se torna muito mais rápida e sábia.

Em outras palavras, todos esses fatores contribuem para que os processos sigam um fluxo seguro, contínuo e agilizado, evitando interrupções por falta de informações ou de sincronia na cadeia logística.

Por fim, podemos notar que a tendência é que esse modelo se torne cada vez mais comum, por conta de seus grandes benefícios e facilidades.

Então agora é com você! Que tal aproveitar para conhecer como a Nuno//Fracht pode te auxiliar na implementação da integração logística na sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas!