A indústria logística segue sendo remodelada pela era digital. Em 23 de junho, tivemos mais um avanço nesse sentido, com a publicação da Portaria Coana nº 127, que introduz o novo sistema de CCT aéreo importação. A partir de 2 de agosto, o módulo se tornou obrigatório nos aeroportos alfandegados atualmente controlados pelo Mantra.
Esta nova medida estabelece procedimentos operacionais para a descaracterização de remessas internacionais, a manifestação de carga estrangeira em trânsito, a consulta de impedimentos de entrega da carga e a apresentação do conhecimento de carga como documento-chave para o despacho de importação.
Este é um passo importante para tornar o processo de importação mais eficiente. Com o novo CCT aéreo importação, você poderá fornecer as informações de forma antecipada e eletrônica, em conformidade com o padrão estabelecido pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
Isso tem o potencial de reduzir consideravelmente o tempo de liberação da carga aérea para o importador e cortar os custos associados de forma significativa, especialmente aqueles relativos à armazenagem.
O que compõe o novo modal aéreo?
Este sistema oferece uma série de funcionalidades para facilitar o acompanhamento do fluxo logístico de suas cargas. Ele permite consultas de cargas por identificação/RUC e por parâmetros, além de consultas sobre a entrega e entregas intermediárias, por exemplo.
Cada interveniente tem acesso a informações específicas, proporcionando um acompanhamento personalizado do fluxo logístico das cargas.
A Receita Federal poderá consultar todas as entregas; o transportador, apenas as de cargas sob sua responsabilidade; e o depositário terá acesso às entregas de cargas que estão ou estiveram sob sua responsabilidade. Já o importador, despachante ou ajudante de despachante poderão consultar apenas as entregas em que aparecem como consignatários da carga.
Quem precisa se adaptar ao CCT aéreo importação
Todos os transportadores, depositários e agentes de carga devem se adequar ao novo CCT Importação. Para estes últimos, o desafio é considerável: é necessária a capacitação em um sistema integrado, a disponibilidade de equipes em diversos turnos, a habilidade para lidar com possíveis retenções de mercadorias e autos de infração, a readequação de processos para atender aos prazos para as transmissões de informações de cargas e a contratação de uma ESATA/Interveniente capacitada e homologada para prover recursos e serviços em seu nome.
A Nuno//Fracht esta pronta para o CCT aéreo importação
A Nuno//Fracht conta com um time de especialistas altamente capacitado e pronto para assumir o processo de desconsolidação, permitindo que você possa se concentrar em outros aspectos do seu negócio. Nosso objetivo é descomplicar a logística para você.
Quando se trata da implementação do CCT aéreo, a Nuno//Fracht é a parceira que você precisa. Com uma equipe já treinada nas nuances desse novo sistema e com os recursos para integrá-lo de maneira eficaz aos seus processos de importação.
Aproveite as oportunidades que o CCT aéreo importação oferece e deixe a Nuno//Fracht simplificar a sua jornada na logística. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar o seu negócio a se preparar para essa nova era na importação aérea.