Confira a seguir os Incoterms disponíveis e suas indicações:

Exw

(Ex Works)

A responsabilidade do transporte é do comprador/importador, que deve assumir os riscos e seguro da mercadoria.

Ship icon Plane icon Truck icon
Fca

(Free Carrier)

A responsabilidade pelo transporte da carga é do vendedor/exportador, que assume os custos e riscos de extravio ou avaria.

Ship icon Plane icon Truck icon
Fas

(Free Alongside Ship)

O exportador assume os riscos da carga dentro do seu país até que esteja ao lado do navio, quando passa a ser responsabilidade do comprador/ importador.

Ship icon
Fob

(Free on Board)

O exportador assume os riscos da carga dentro do seu país até o embarque no navio, quando esta passa a ser responsabilidade do comprador/ importador.

Ship icon
Cpt

(Carriage Paid To)

O exportador é responsável pela carga até que ela chegue ao local designado pelo comprador.

Ship icon Plane icon Truck icon
Cip

(Carriage And Insurance Paid To)

O exportador é responsável pelo seguro do transporte e pela carga, até que chegue ao local designado pelo comprador.

Ship icon Plane icon Truck icon
Cfr

(Cost and Freight)

O exportador é responsável pelos custos e riscos da mercadoria dentro do seu país, até o carregamento no navio, quando passa a ser responsável só pelo custo do transporte principal.

Ship icon
Cif

(Cost Insurance and Freight)

Indicado para mercadorias à granel, o exportador é responsável por todo o trajeto da carga, exceto pelo seguro marítimo, pago pelo importador.

Ship icon
Dap

(Delivered at Place)

Todos os custos e riscos da mercadoria até a entrega final no destino são de responsabilidade do exportador, exceto o desembaraço aduaneiro de importação.

Ship icon Plane icon Truck icon
Dpu

(Delivered at Unloaded)

Todas as taxas de exportação e trânsito internacional da carga até o descarrego no terminal, são responsabilidade do exportador.

Termo definido em substituição ao DAT*

Ship icon Plane icon Truck icon
Ddp

(Delivered Duty Paid)

O exportador se responsabiliza por todos os custos e riscos, incluindo impostos alfandegários, e o importador cuida apenas da descarga da mercadoria e autorizações de importação. Não é aceito na importação.**

Ship icon Plane icon Truck icon

* Com a diferença que o DAT determinava a "entrega" exclusivamente em terminais de carga, podendo o DPU ser utilizado em terminais ou qualquer outro local determinado (por exemplo o armazém do comprador).

** Em razão de o vendedor estrangeiro não dispor de condições legais para providenciar o desembaraço para entrada de bens do País, este termo não pode ser utilizado na importação brasileira , devendo ser escolhido o DPU ou DAP no caso de preferência por condição.