Em meio a essa efervescência, o trânsito de mercadorias em portos, aeroportos e centros de distribuição se intensifica a um ritmo vertiginoso. As consequências são um aumento nos valores de frete, fenômeno batizado de Peak Season Surcharge (PSS), ou “sobretaxa da temporada de pico”.
Agora que entendemos o que é o peak season e o PSS, abordemos o cerne da questão: como, de fato, preparar-se para este período?
- O primeiro passo é prever o volume de vendas. Compreender a demanda futura permite que as empresas se preparem adequadamente para o aumento do volume de mercadorias. O histórico de vendas dos anos anteriores pode ajudar na elaboração de uma projeção certeira.
- Em segundo lugar, deve-se garantir uma comunicação eficiente. A harmonia entre todas as partes envolvidas é o fiel da balança para prevenir atrasos e assegurar a pronta entrega das mercadorias.
- Também é fundamental otimizar o gerenciamento de estoque. Uma estratégia eficaz pode incluir o reabastecimento antecipado de produtos de alta demanda, a fim de evitar a escassez durante o peak season.
- A quarta recomendação é o investimento em tecnologia. Os sistemas de gestão logística e de cadeia de suprimentos podem ajudá-lo a rastrear o volume de mercadorias, otimizar o planejamento de rotas e gerenciar o desempenho dos fornecedores.
- Por fim, a contratação de mão de obra adicional deve ser considerada. O pico de trabalho durante o peak season pode sobrecarregar a equipe atual. Nesse sentido, a contratação temporária de mais colaboradores emerge como uma solução inteligente.
Por isso, com o planejamento correto e estudo no tempo certo, você pode contar com a Nuno//Fracht para te ajudar. Com anos de experiência e expertise em logística, podemos ser seu parceiro estratégico para garantir uma operação impecável durante esse período crítico. Não espere os problemas aparecerem, conte com a Nuno//Fracht para enfrentar esse período com expertise e planejamento para garantir o sucesso da sua operação.
Entre em contato agora mesmo!