Para as importações na modalidade Full Container Load (FCL) destinadas ao Porto de Santos, a Nuno//Fracht se destaca no cenário, atuando com grande amplitude competitiva, sobretudo pela força do Grupo Fracht.
Dentre as vantagens oferecidas estão o atendimento 24 horas e sete dias por semana, até 15 dias de freetime para retirada da carga e primeiro handling sem custo. Além disso, todas as operações são centralizadas – da coleta à entrega –, evitando ter que negociar com mais de um fornecedor. O conjunto desses benefícios resulta numa redução média dos custos de remoção de, aproximadamente, 50%.
O que é FCL e LCL?
Se traduzido para a nossa língua, Full Container Load significa contêiner totalmente carregado. Esta modalidade é escolhida por importadores e exportadores que desejam utilizar exclusivamente o contêiner, pagar um valor fixo por isto e, assim, tornar-se seu único consignatário.
Por outro lado, existe a Less Container Load (menos do que uma carga de contêiner). Que basicamente, é quando o exportador ou importador não possui carga suficiente para preencher um contêiner, e com isso ele pode compartilhar o espaço com outras empresas que estão na mesma condição, consolidando suas LCLs, conseguindo reduzir o custo do frete marítimo, mesmo não sendo uma carga exclusiva.
Existe, ainda, outra opção para aqueles que desejam enviar ou receber uma carga entre países. Pelo LCL, transitários, NVOCCs e agentes de cargas podem contratar o frete de um contêiner exclusivo e oferecer comercialmente espaços fracionados a importadores e exportadores, tornando a modalidade uma opção interessante para empresários que negociam volumes pequenos.
Entendendo a responsabilidades
Nos cenários dos FCLs e LCLs, há a determinação sobre a responsabilidade pela unitização (processo de reorganização e agrupamento de produtos para sua gestão unificada na armazenagem e transporte, gerando redução de custos e melhoria da produtividade) e desunitização (retirada de mercadorias de contêineres que leva ao processo de armazenagem geral), bem como pelos custos respectivos, no contexto do Bill of Lading (B/L). Isto se dá pelas siglas a seguir:
- FCL/FCL: unitização sob responsabilidade do exportador e desunitização sob responsabilidade do importador;
- LCL/LCL: unitização e desunitização sob responsabilidade do transportador;
- FCL/LCL: unitização sob responsabilidade do exportador e desunitização sob responsabilidade do transportador; e
- LCL/FCL: unitização sob responsabilidade do transportador e desunitização sob responsabilidade do importador
Tanto as modalidades de movimentação, como a responsabilidade pela unitização ou desunitização, estão ligadas ao Incoterm, definidos pela International Chamber of Commerce (ICC). Equívocos nessas cláusulas podem incorrer em demurrage ou outras despesas não previstas.
Você sabia que, por fazer parte do Grupo Fracht, a Nuno//Fracht conta com mais de 150 escritórios pelo mundo, em mais de 50 países? Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar na remoção da sua carga FCL no Porto de Santos!