De onde vêm as máquinas utilizadas no Brasil?

Não se pode falar em comércio, indústria ou prestação de serviços sem levar em consideração que, em toda atividade econômica, algum tipo de equipamento é utilizado, direta ou indiretamente.

Você sai para comprar ração para o seu animal de estimação e, na loja, os produtos à venda vieram de fábricas que utilizam maquinários. Vai cortar o cabelo? A tesoura, o pente e o lavatório são manufaturados. Foi a uma consulta médica, ao dentista ou passou por um procedimento cirúrgico? A conclusão é a mesma: os profissionais que o atenderam também fizeram uso de algum instrumento – nem que fosse uma simples caneta esferográfica – que foi produzido em alguma fábrica.

Abaixo, vamos elencar onde se situam alguns dos principais fabricantes de maquinários no mundo, pois, muito certamente, é de lá que as fábricas instaladas no Brasil compram seus maquinários.

Maquinário de grande porte

De acordo com o último comparativo anual (2020-2021), a China é o principal exportador de engenharia mecânica no mundo, com vendas que totalizam 210,1 bilhões de euros em 2021, 26% a mais do que o ano anterior. 

Petróleo 

Na última década, a brasileira WEG se consolidou como a maior fornecedora mundial de motores elétricos para plataformas de petróleo e gás do tipo FPSO (Floating Production Storage and Offloading). Atualmente, tem parques fabris em 15 países e representação comercial em 37.

Agricultura 

O Grupo Mahindra, com sede na Índia, é um conglomerado de empresas com faturamento anual de 20,7 bilhões de dólares. É a maior empresa de tratores do mundo em volume de vendas. 

Construção 

A Caterpillar, com sede em Illinois (EUA), é a maior fabricante mundial de equipamentos de construção, com vendas anuais de 32 bilhões de dólares. A empresa produz escavadeiras, carregadeiras de rodas, pás-carregadeiras, motoniveladoras, retroescavadeiras, caminhões de reboque, entre outros.

Tecnologia 

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) é a maior fabricante de chips do mundo e fabrica mais de 10 mil produtos diferentes, que definem o ritmo do universo digital. Curiosamente, o logotipo da empresa não aparece em nenhum desses itens, porque ela é o que se chama de fundição – isto é, fabricantes contratados para produzir semicondutores de alta qualidade em nome da Apple e de outras corporações de tecnologia.

Robótica industrial 

O Japão é o principal fabricante de robôs industriais do mundo, fornecendo 45% da oferta global. Na primeira posição está a marca japonesa FANUC, que tem, aproximadamente, 400 mil robôs instalados. Ela vem seguida pela YASKAWA, também japonesa, empatada com a ABB – Asea Brown Boveri, empresa sueca pioneira no mercado, ambas com 300 mil robôs instalados.

Saiba mais sobre importações e exportações

Se você precisa importar uma máquina específica, nós, da Nuno//Fracht, fazemos toda a pesquisa dos melhores fabricantes, valores comparativos, logística e exigências legais.

Siga-nos nas redes sociais e assine nosso newsletter para ficar por dentro de tudo o que acontece no comex!  

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com um de nossos especialistas.

Nuno//Fracht no mundo

O Grupo Fracht é um dos mais respeitados no mercado global. Foi fundado em 1955, na Suíça, e conta com 120 escritórios em mais de 50 países, ultrapassando a marca de dois mil funcionários em todo o mundo. 

No Brasil, os segmentos nos quais atua com maior intensidade são pharma, healthcare, maquinários, químico, automotivo, alimentos e energia.

Atuação nacional

No Brasil, a Nuno Fracht atua em todo território nacional e, fisicamente, está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.