O mundo do comércio exterior apresenta um horizonte quase infindável de oportunidades para empreendedores e empresas de pequeno e médio porte. Além de entender os aspectos mercadológicos, é importante dominar os pormenores logísticos que regem as exportações e, no caso deste artigo, as importações. A modalidade de cargas consolidadas LCL, por exemplo, é uma excelente opção para pequenos e médios importadores que almejam eficiência e competitividade. Acompanhe, abaixo, mais detalhes sobre este recurso que transformou as estratégias de importação – e sempre tenha em seu radar que a Nuno//Fracht está à disposição para assessorá-lo no que precisar.
FCL vs. LCL: entendendo as diferenças
- FCL (Full Container Load): refere-se ao aluguel de um contêiner inteiro por um único remetente. Em termos simples, é como alugar um ônibus inteiro só para você, ao invés de comprar apenas um assento, como acontece no LCL.
- LCL (Less than Container Load): se sua empresa não possuir mercadorias suficientes para preencher um contêiner inteiro, as cargas consolidadas LCL são a solução ideal, permitindo compartilhar o espaço com outros remetentes. Isso resulta em uma expressiva redução nos custos da importação.
O cálculo do frete
Na modalidade LCL, o peso da sua carga pode não ser o fator determinante do custo de frete. O cálculo prioriza o volume em metros cúbicos (m³), ou em toneladas, se isso representar um valor maior. Resumindo, no LCL, o espaço não utilizado também tem um preço.
Do fornecedor ao porto
A jornada da mercadoria tem início muito antes do embarque marítimo, começando no momento da coleta junto ao fornecedor. Esse percurso até o porto exige atenção a diversos detalhes: a embalagem correta para proteger os produtos; a documentação devidamente preenchida para evitar entraves burocráticos; e os possíveis desafios logísticos, como tráfego intenso ou condições climáticas adversas.
Qualquer um desses aspectos pode comprometer toda a operação. Para garantir eficácia nesse percurso, você pode contar com a expertise de um integrador logístico, que coordenará e otimizará cada etapa.
Consolidação e desconsolidação
A consolidação é o processo de agrupar várias cargas menores em um único contêiner, enquanto a desconsolidação ocorre no destino, quando estas cargas são separadas e entregues aos respectivos destinatários.
Parece algo simples, mas é aqui que a mágica acontece. Uma coordenação perfeita – cortesia do integrador logístico – assegura que cada importador receba exatamente o que enviou.
Vistorias e conferências no Brasil
Ao atracar nos portos brasileiros, cada carga passa por uma meticulosa sequência de vistorias e verificações, com o objetivo de verificar se todas as importações estão alinhadas com as normas e regulamentos nacionais.
A Receita Federal é apenas um dos órgãos envolvidos, focando na inspeção para garantir a correta tributação e prevenir fraudes. Além dela, outras entidades, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), podem estar envolvidas, dependendo da natureza da mercadoria.
É necessário assegurar-se da correta categorização e descrição dos itens, pois qualquer discrepância pode levar a atrasos e penalidades. Conferências físicas e documentais são procedimentos padrão, buscando atestar que o que está declarado nos documentos corresponda ao que realmente foi importado.
Em caso de inconformidades, as cargas podem ser retidas, multas podem ser aplicadas e, em situações mais graves, a mercadoria pode até ser devolvida ou destruída.
O ás na manga: o suporte de um integrador logístico
Como você pôde ver, um erro pode custar muito mais do que simples atrasos. Assim, as empresas modernas apostam em um integrador logístico. Este profissional, equipado com uma visão apurada e experiência prática, é responsável desde pela negociação com transportadoras até a gestão de imprevistos. Sua função é garantir que as empresas – tanto as novatas quanto as veteranas no comércio exterior – operem com mais segurança e agilidade.