Maquinários representam 12% das importações brasileiras dos EUA

As relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos têm sido historicamente fortes e diversificadas. Entre os bens importados dos EUA, as máquinas se destacam, representando 12% do total. Este artigo explora a relevância dessas importações para a economia brasileira, a indústria e o avanço tecnológico.

Antes de prosseguirmos, recomendamos a leitura deste post [link], que detalha a recente decisão do governo federal de eliminar o imposto de importação para centenas de máquinas e equipamentos não produzidos no Brasil.

A importância dos maquinários para o Brasil

Os maquinários são o coração pulsante da indústria (também conhecida como setor secundário). Aqui, entram as montadoras, manufaturas, siderúrgicas, petroleiras, entre outras companhias. Graças às multinacionais e aos vastos parques industriais, o setor industrial brasileiro contribuiu com 23,9% do PIB em 2022.

Ao importar equipamentos de alta qualidade e tecnologia avançada, o país experimenta uma série de benefícios. A eficiência na produção é melhorada, a inovação é impulsionada em vários setores e a competitividade no mercado global é fortalecida. A introdução de tecnologia de ponta nos processos produtivos locais também favorece o desenvolvimento de habilidades técnicas e a atualização do parque industrial.

Quais são alguns exemplos de importação de maquinários do exterior?

Atualmente, é possível importar equipamentos industriais tanto de forma provisória (admissão temporária [link para artigo 050]) quanto definitiva. É permitido trazer máquinas usadas para o país, mas é necessário cumprir requisitos específicos, determinados pela Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior.

Quanto tempo leva para importar maquinários dos Estados Unidos?

A duração do processo de importação de uma máquina industrial dos EUA para o Brasil pode variar significativamente com base em vários fatores, incluindo o tipo de máquina, as regulamentações de importação e exportação em vigor, os requisitos de inspeção e certificação, o transporte e os procedimentos aduaneiros.

O processo pode ser dividido nas seguintes etapas:

  • comunicação com o vendedor/exportador;
  • preparação dos documentos de exportação;
  • transporte para o Brasil;
  • desembaraço aduaneiro;
  • entrega final.

Como uma empresa integradora logística, a Nuno//Fracht desempenha um papel crucial nesta cadeia. Nós garantimos que esses motores e máquinas atravessem milhares de quilômetros de forma segura e eficiente, além de cuidar de todas as regulamentações, para que você tenha mais tempo para focar em seus negócios. Assim, garantimos que as indústrias brasileiras recebam as ferramentas de que precisam para prosperar.

Por que importar máquinas dos Estados Unidos?

Os EUA são conhecidos por sua excelência em inovação e qualidade de produção. Seu histórico na produção de máquinas de ponta garantiu-lhes um lugar de destaque no mercado global. É por isso que o Brasil, em sua busca por qualidade e eficiência, se volta para os EUA quando se trata de importação de máquinas. Prova disso é que, em 2022, a nação americana se consolidou como a segunda maior parceira comercial do Brasil, representando quase 18% de todas as importações e movimentando US$ 39,382 bilhões.

O impacto das políticas comerciais entre as nações

As políticas comerciais entre o Brasil e os EUA, incluindo tarifas e acordos comerciais, podem ter um impacto significativo na importação de máquinas. Mudanças ou tendências recentes nessas políticas podem afetar as futuras importações, tornando este um tópico relevante para a economia e a indústria brasileiras.

Conclusão

A importação de maquinários dos EUA tem papel fundamental no avanço da indústria brasileira e na economia como um todo. À medida que continuamos a navegar em um mundo cada vez mais globalizado e tecnologicamente avançado, a relevância dessas importações tenderá a aumentar. Com o suporte adequado e estratégias de políticas comerciais, o Brasil poderá maximizar os benefícios dessas importações, impulsionando ainda mais o crescimento econômico e o desenvolvimento industrial.

Nuno//Fracht, sempre ao seu lado

A Nuno//Fracht tem equipes próprias para os segmentos de maquinários, metalurgia, automóveis, energia, químico, pharma e healthcare. Nossos profissionais estão sempre à disposição para apoiá-lo em todas as etapas do processo de importação/exportação e na otimização da logística envolvida.

Confie em nossa vasta experiência para simplificar a sua importação, tornando-a eficiente e tranquila. Dessa forma, você pode se concentrar no crescimento dos seus negócios, enquanto nós gerenciamos as complexidades logísticas por você. 

Nuno//Fracht no mundo

O Grupo Fracht é um dos mais respeitados no mercado global. Foi fundado em 1955, na Suíça, e conta com 147 escritórios em mais de 50 países, ultrapassando a marca de dois mil funcionários em todo o mundo. 

No Brasil, os segmentos nos quais atua com maior intensidade são pharma, healthcare, maquinários, químico, automotivo, metalúrgico e energia.

Atuação nacional

A Nuno//Fracht atua em todo o território nacional e, fisicamente, está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.