O meio ambiente enfrenta uma crise sem precedentes. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de um milhão de espécies animais e vegetais estão ameaçadas de extinção; em grande parte, devido ao impacto das atividades humanas.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alerta que, para limitar o aquecimento global a 1,5° C acima dos níveis pré-industriais, é necessário reduzir as emissões de dióxido de carbono em cerca de 45% até 2030.
Os dados são alarmantes, mas não devem ser vistos como uma sentença de morte para o planeta. Pelo contrário: são um chamado à ação.
Independentemente de profissão ou status social, todos têm um papel a desempenhar na proteção ambiental. Se você trabalha em um escritório, pode adotar práticas de economia de papel e energia. Motoristas, por sua vez, podem priorizar veículos mais eficientes ou combustíveis alternativos. Executivos e gestores podem implementar políticas sustentáveis em suas organizações. Profissionais da limpeza podem optar por produtos menos tóxicos e utilizar os métodos de descarte apropriados.
Funcionários em todos os níveis podem disseminar a conscientização sobre questões ambientais e práticas sustentáveis. A responsabilidade ambiental é coletiva e não podemos nos dar ao luxo de sermos complacentes. Todos podemos, e devemos, agir!
A partir de agora, a Nuno//Fracht, alinhada às preocupações e ações do Grupo Fracht, implementará iniciativas nesse sentido. Uma delas será a comunicação regular sobre este tema.
É preciso identificar, discutir e propor condutas ambientalmente responsáveis e sustentáveis. O primeiro passo é sempre o mais difícil em uma jornada longa como esta. Vamos, juntos, começar esta caminhada? Você não estará sozinho. No mundo, o Grupo Fracht possui mais de 150 escritórios, conta com cerca de 2.500 colaboradores, movimenta 380 mil TEUs anualmente e transporta, somente pelo modal aéreo, produtos que totalizam 65 milhões de quilos.