Os embarques marítimos da Ásia para o Brasil acumulam atrasos de até 77 dias, um recorde que tem gerado preocupação entre importadores. O imbróglio logístico decorre de uma série de fatores, que serão abordados neste artigo.
O que está por trás desta situação?
Segundo o site Shipping Watch, os recentes conflitos no Estreito de Bab el-Mandeb, no Mar Vermelho, reduziram o tráfego marítimo naquela região em 90% em relação a 2022. Embora os efeitos nas rotas entre Ásia e América do Sul sejam indiretos, eles são significativos.
Como os serviços entre Ásia e Europa estão com tempo de trânsito mais demorado, os contêineres ficam mais tempo a bordo dos navios, gerando falta de equipamento nos portos. Consequentemente, os contêineres destinados ao Brasil acabam sendo alocados para outras rotas, com nível de frete mais alto. Em outras palavras, os atrasos nas principais rotas marítimas globais têm um efeito em cascata, impactando as operações logísticas em todo o mundo.
A situação é agravada pelas obras no porto de Navegantes (SC), que impõem restrições adicionais à atracação de navios. Você pode ler mais sobre este assunto clicando aqui.
Esse acúmulo de fatores gera gargalos logísticos, afetando inclusive as rotas de transporte direto, que passaram a fazer escalas não planejadas em portos intermediários, como Cingapura. Como resultado, os tempos de trânsito se estenderam para até 77 dias, de acordo com dados da Nuno//Fracht.
Outros fatores contribuintes
Os agentes do Grupo Fracht em Xangai também trazem esclarecimentos adicionais sobre mais fatores que contribuem para os atrasos. O feriado do Ano Novo Chinês, por exemplo, causou congestionamentos que impactaram até mesmo as cargas já embarcadas, aumentando o tempo de trânsito e causando falhas nos transbordos.
Outro ponto importante é o aumento na demanda de frete devido ao maior volume de embarques, especialmente no setor solar e de carros elétricos. A demanda crescente por produtos de setores em expansão exerce pressão adicional sobre a capacidade de transporte marítimo.
Para maio, assim como já ocorreu em abril, estão programados blank sailings de transportadoras como CMA, Cosco, OOCL, Pil e YML, devido ao congestionamento dos portos brasileiros e à necessidade de ajuste das rotações. Isso resulta em diminuição de espaço no mês, dificuldade para colocar reservas, navios cheios e falta de equipamento. Os armadores, possivelmente, aumentarão suas tarifas nesse período, como parte de uma estratégia para implementar um GRI (General Rate Increase).
Como a Nuno//Fracht pode ajudar
Diante desses enormes desafios logísticos, nós, da Nuno//Fracht, não medimos esforços para encontrar soluções. Buscamos proativamente novas rotas e modais alternativos, acompanhando atentamente cada embarque para manter nossos clientes sempre informados. Nossos especialistas avaliam continuamente opções com armadores mais confiáveis e analisam cenários futuros.
Estamos totalmente empenhados em negociar as melhores condições e preços, contornando os obstáculos para assegurar a plena continuidade das operações internacionais dos nossos parceiros. Nossa missão vai muito além de simplesmente atender: buscamos superar todas as expectativas com serviços excepcionais.
Se você tem dúvidas ou está enfrentando dificuldades com seus embarques, não hesite em nos contactar. Exploraremos todas as alternativas para minimizar impactos e otimizar a eficiência de cada etapa do transporte. Quando os desafios se avultam, como é o caso atual, nossa equipe dobra a determinação para que nossos clientes sejam minimamente afetados.
Converse com a Nuno//Fracht hoje mesmo. Desenvolveremos uma solução logística sob medida para garantir que suas operações globais sigam plenas, apesar das adversidades. Estamos ao seu lado.
Sobre a estrutura Fracht no Brasil
Nuno, CTI e Fracht LOG são empresas especializadas no setor logístico, atendendo diversos segmentos da economia, com destaque para os setores químico, farmacêutico, de saúde e bem-estar, industrial, automotivo e de energia. Com profissionais experientes, elas facilitam processos de importação e exportação, permitindo que os clientes foquem em seus negócios.
As empresas fazem parte do prestigiado Grupo Fracht, que foi fundado na Suíça em 1955. Ele se destaca por sua ampla rede, contando com 147 escritórios distribuídos em mais de 50 países. No Brasil, o Grupo tem presença nos principais estados da Federação, garantindo uma cobertura logística compreensiva em todo o território nacional.