Chartering marítimo é a solução para grandes volumes

O chartering marítimo é um dos recursos voltados para o transporte de grandes volumes de mercadorias ao redor do globo. Ele consiste em um acordo em que um proprietário de navio, ou armador, disponibiliza sua embarcação para ser utilizada por um cliente. 

As condições podem variar amplamente, incluindo aspectos como a duração do contrato, o tipo de carga a ser transportada e as rotas específicas a serem percorridas. Esse método de transporte é reconhecido por sua flexibilidade e capacidade de atender a uma vasta gama de necessidades logísticas no cenário global.

 

Dominando os mares: modalidades de chartering marítimo

  • Chartering por tempo: essencialmente, é como um aluguel de longo prazo. Aqui, o cliente paga um preço fixo pelo uso do navio por um período pré-determinado (geralmente, meses ou até anos). Durante esse tempo, o cliente tem controle quase total sobre as operações do navio, incluindo para onde ele vai e que tipo de carga transporta. Este tipo de chartering é ideal para negócios que têm demandas de transporte regulares e consistentes.
  • Chartering por viagem: este modelo é mais adequado para necessidades específicas de transporte, como um envio único de commodities. É frequentemente usado para cargas que não são transportadas em uma base regular ou para testar uma nova rota de mercado sem o compromisso de um contrato de longo prazo. 
  • Bareboat chartering: é um arranjo em que o navio é alugado sem tripulação, equipamento ou combustível. O cliente assume total responsabilidade pelo navio, incluindo sua operação e manutenção. É uma opção popular entre empresas de transporte marítimo que querem expandir temporariamente sua frota, sem o grande investimento de comprar novos navios. 

 

Águas turbulentas: os desafios globais do chartering marítimo

O setor de chartering marítimo é sensível a uma série de fatores globais que recaem diretamente sobre suas operações e custos. A pandemia da Covid-19, por exemplo, provocou interrupções importantes nas cadeias de suprimentos, com atrasos generalizados nos portos e alterações nas demandas de mercado. Essa situação resultou em um aumento nos custos de frete e gerou incertezas quanto à disponibilidade de navios.

Os conflitos geopolíticos são outra questão que afeta substancialmente o chartering marítimo. Embargos, sanções e tensões entre países podem limitar o acesso a determinadas rotas marítimas ou mercados, forçando as empresas a reavaliar e ajustar suas estratégias de transporte.

Um exemplo factual ocorreu recentemente envolvendo a Maersk, empresa de navegação dinamarquesa. A companhia anunciou a suspensão, por tempo indeterminado, de suas operações no Mar Vermelho. Esta decisão veio após um ataque perpetrado por militantes Houthi a um de seus navios, levando a Maersk a estender uma interrupção inicial de 48 horas que havia sido imposta logo após o incidente. 

O navio em questão, o Maersk Hangzhou, é um porta-contêineres registrado em Cingapura, operando rotas entre a Europa e a Ásia. Na noite de 30 de dezembro de 2023, ele foi alvo de um ataque com mísseis lançados pelo grupo rebelde iemenita, apoiado pelo Irã. Segundo relatos da empresa, após o ataque com mísseis, quatro embarcações se aproximaram do Maersk Hangzhou, efetuando disparos e tentando abordá-lo.

O preço do combustível, por sua vez, impacta consideravelmente os custos de operação do chartering marítimo. As flutuações nos preços do petróleo refletem nas taxas de frete, tornando a previsibilidade financeira um desafio constante para o setor.

Outro ponto a ter em mente são as regulamentações ambientais, como a IMO 2020, que impõe limites para as emissões de enxofre dos navios. Para cumprir estas e outras normas, os navios são obrigados a utilizar combustíveis mais limpos ou a instalar sistemas de limpeza, conhecidos como scrubbers, para reduzir a poluição. Estas medidas elevam os custos operacionais e, consequentemente, aumentam as taxas de chartering marítimo.

 

A estratégia inteligente na escolha de navios e rotas

  • Tipos de navio conforme a carga:
    • Grãos e cargas a granel: navios graneleiros são projetados para transportar cargas soltas, como grãos, carvão ou minério. Eles têm grandes compartimentos de carga, que facilitam o carregamento e descarregamento rápidos.
    • Produtos químicos e líquidos: navios-tanque são necessários para transportar líquidos e gases, incluindo produtos químicos, petróleo e gás natural liquefeito (GNL). Eles têm tanques especiais, que mantêm a carga segura e evitam contaminação.
  • Importância da seleção da rota:
  • Custos vs. tempo de viagem: rotas mais longas podem oferecer custos de frete menores, mas também aumentam o tempo de trânsito. Isso pode não ser ideal para cargas perecíveis ou para negócios que exigem entrega rápida. 
  • Considerações logísticas e ambientais: fatores como a segurança da rota, riscos de pirataria, condições meteorológicas e regulamentações ambientais também influenciam a escolha. 

 

Dominando as regras e regulamentos do mar

Compreender as leis e regulamentos internacionais é essencial para evitar multas e litígios. A Convenção de Bruxelas, por exemplo, estabelece normas internacionais para os conhecimentos de embarque. Cumprir com suas diretrizes ajuda a evitar disputas legais relacionadas ao transporte de cargas. 

Também existem as Regulamentações Ambientais da Organização Marítima Internacional (IMO). Elas incluem limites de emissão de enxofre e regras para o descarte de lastro de água, a fim de evitar a contaminação entre diferentes ecossistemas marinhos.

Ademais, regulamentações sobre segurança marítima, como as relativas à manutenção e inspeção de navios, são fundamentais para prevenir acidentes e garantir a segurança da tripulação e da carga. As leis sob as quais um navio está registrado (leis de bandeira) também afetam as operações de chartering marítimo.

 

Apólice de seguro: a rede de proteção contra os riscos associados

A contratação de um seguro adequado é fundamental para mitigar os riscos associados ao chartering marítimo. A cobertura pode abranger, por exemplo, danos à carga, atrasos, perda total do navio e responsabilidades legais em casos de danos a terceiros. 

As apólices podem ser personalizadas conforme as necessidades específicas de cada operação, considerando fatores como o tipo de carga, a rota escolhida e a duração da viagem.

Um exemplo claro da importância do seguro no chartering pode ser observado no incidente com o navio Ever Given, que bloqueou o Canal de Suez em 2021. Esse evento causou atrasos importantes no comércio marítimo global, acarretando prejuízos para muitas empresas. Quem contava com uma apólice adequada, incluindo coberturas para atrasos de viagem, encontrou-se em posição para reivindicar compensações financeiras.

 

Como avaliar os prós e contras no chartering marítimo

Uma análise de custo-benefício deve levar em consideração: 

  • Custos diretos: aluguel do navio, custos de combustível, taxas portuárias e despesas com a tripulação.
  • Custos indiretos: seguros, custos administrativos e potenciais atrasos ou perdas devido a riscos inesperados.
  • Regularidade e volume: um charter por tempo pode oferecer a vantagem de ter um navio disponível sempre que necessário, sem a necessidade de negociar um novo charter para cada viagem. Esta modalidade também oferece maior flexibilidade e controle sobre as operações de transporte, o que pode ser benéfico para ajustar-se às mudanças no mercado.

 

Pontos finais

Como você pôde notar, o chartering marítimo é uma prática complexa, que exige um misto de conhecimento profundo do mercado e um planejamento operacional meticuloso. O objetivo é criar um sistema de transporte marítimo que seja econômico, robusto em termos legais e eficiente em sua execução.

Ao alcançar essa competência em chartering, as empresas do comex se tornam mais competitivas, oferecendo aos seus clientes serviços que são sinônimos de confiabilidade e eficiência de custos.

Se você tiver dúvidas sobre o assunto, não hesite em contatar a equipe da Nuno//Fracht. Estamos à disposição para orientá-lo e esclarecer todos os pontos acima.