Nuno//Fracht adere ao Pacto das Nações Unidas por empresas mais sustentáveis

A Nuno//Fracht aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a maior iniciativa mundial para engajar empresas nas boas práticas de sustentabilidade. Com essa decisão, a companhia se compromete a seguir os dez princípios universais sobre direitos humanos, condições dignas de trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção em todas as suas operações.

 

O Pacto Global reúne mais de 16 mil participantes de 160 países, empenhados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – uma agenda com 17 metas para tornar o planeta mais justo e verde até 2030. As empresas associadas têm a obrigação de publicar anualmente um relatório detalhando os avanços em relação a esses objetivos.

 

A iniciativa da ONU, lançada em 2000, busca orientar empresas a adotarem lideranças comprometidas com o crescimento sustentável e a cidadania corporativa. No Brasil, o movimento já soma mais de 2.000 signatárias, sendo a terceira maior rede local do mundo.

 

O propósito declarado do Pacto Global no país é “transformar as estratégias empresariais em prol do desenvolvimento sustentável de um Brasil que não deixa ninguém para trás”. A meta é acelerar a jornada de sustentabilidade das companhias participantes por meio de compartilhamento de boas práticas, capacitações e trocas de experiências.

 

ESG e responsabilidade social: compromisso de longa data

 

A adesão da Nuno//Fracht ao Pacto Global da ONU é apenas o mais recente passo de uma jornada de responsabilidade socioambiental que a empresa vem trilhando há anos. A companhia já se dedica ativamente a diversas frentes de ESG e compromissos com as comunidades onde atua:

 

  • Combate à pobreza e fome: além de oferecer salários justos e oportunidades igualitárias, a Nuno//Fracht destina parte de sua receita a programas sociais para geração de renda, educação e acesso a água, moradia e saúde em regiões carentes do Nordeste brasileiro.

 

  • Saúde e bem-estar: a empresa investe em iniciativas de cuidado físico e mental dos colaboradores, como convênio de academias, auxílio home office, apoio psicológico, seguro de vida, plano de saúde, licença paternidade estendida e ambiente seguro e respeitoso de trabalho.

 

  • Educação de qualidade: há programas de estágios e jovens aprendizes, projeto Nuno Academy e incentivo a cursos e treinamentos, além de parcerias com instituições como a Fundação Abrinq, para combater o trabalho infantil.

 

  • Igualdade de gênero: a Nuno//Fracht prioriza a diversidade e inclusão, buscando ambientes 100% acessíveis e livres de discriminação de gênero e orientação sexual. Atualmente, 60% de seu quadro e 48% de sua liderança são formados por mulheres.

 

  • Ação climática: a empresa obteve certificações ambientais e formou um comitê de sustentabilidade e destinação adequada de resíduos.

 

Sobre a estrutura Fracht no Brasil

 

Nuno, CTI e Fracht LOG são empresas especializadas no setor logístico, atendendo diversos segmentos da economia, com destaque para os setores químico, farmacêutico, de saúde e bem-estar, industrial, automotivo e de energia. Com profissionais experientes, elas facilitam processos de importação e exportação, permitindo que os clientes foquem em seus negócios.

 

As empresas fazem parte do prestigiado Grupo Fracht, que foi fundado na Suíça em 1955. Ele se destaca por sua ampla rede, contando com 150 escritórios distribuídos em mais de 50 países. No Brasil, o Grupo tem presença nos principais estados da Federação, garantindo uma cobertura logística compreensiva em todo o território nacional.