O impacto da exportação de flores no Dia das Mães

O setor de comércio exterior precisa estar atento a inúmeros fatores que impactam custos, disponibilidade de serviços e tempos de transporte. Um exemplo notório é o comércio de flores para datas comemorativas especiais, como o Dia dos Namorados e o Dia das Mães.

Mesmo que sua empresa não atue diretamente com importação e exportação de flores e arranjos, seus negócios sentirão os efeitos desses picos sazonais. Afinal, essas datas geram aumentos expressivos na demanda por transporte aéreo, impondo desafios significativos à logística de outros tipos de cargas.

Neste artigo, explicaremos como esses picos de demanda afetam a movimentação das demais cargas e quais estratégias as empresas envolvidas em comércio exterior podem adotar para mitigar esses impactos sobre suas operações.

 

Vamos falar em números?

Na última temporada do Dia dos Namorados, o Grupo LATAM transportou quase 25 mil toneladas de flores em apenas 21 dias, partindo da Colômbia e do Equador – um aumento de quase 40% em relação a 2023. 

Para atender a essa demanda, as cargueiras do grupo duplicaram as frequências regulares nesses países, realizando 418 voos de Quito, Bogotá e Medellín para entregar o produto aos Estados Unidos e Europa. As 25 mil toneladas equivaleram a 575 milhões de hastes, ou seja, uma flor para cada morador dos EUA, Colômbia, Equador e França.

Segundo Claudio Torres Faini, diretor Comercial Internacional para a América do Sul da LATAM Cargo, dois cargueiros extras foram adicionados à frota para acompanhar o aumento de clientes e as necessidades especiais dessa data comemorativa, alcançando um acréscimo de 36% no transporte de flores em comparação ao ano anterior.

Avançando no calendário, temos o Dia das Mães, que mobiliza outra grande operação para que buquês compostos por rosas, tulipas, orquídeas e outras belíssimas espécies possam fazer parte das homenagens às matriarcas ao redor do mundo.

 

Os principais mercados consumidores

Embora cerca de 90 nações celebrem o Dia das Mães no segundo domingo de maio, a América do Norte concentra 63% de todo o fluxo aéreo de flores oriundas da América Latina e África, segundo análises da WorldACD.

Os Estados Unidos despontam como o mercado consumidor mais relevante, respondendo por cerca de 70% das importações globais de flores de corte. Para se ter ideia, em 2023, o Aeroporto de Los Angeles processou mais de 36 milhões de hastes entre 4 de abril e 8 de maio, ficando atrás apenas de Miami em volume recebido.

Outros mercados expressivos de flores importadas são a União Europeia (especialmente Holanda, Alemanha e Reino Unido), Japão e Rússia.

 

Os principais mercados exportadores

A Colômbia, maior exportadora mundial de flores, registrou expansão de 21% em seus embarques em 2023, ultrapassando 1,5 milhão de toneladas métricas, segundo a Associação de Transporte Aéreo Internacional (Iata). Os principais polos de distribuição das remessas aéreas são os aeroportos de Bogotá, Quito, Nairóbi e Amsterdã, conforme levantamento da IndexBox.

Além da Colômbia, Equador e Quênia, outros exportadores notórios são Etiópia, Malásia e México. Apesar de não ser produtora primária, a Holanda exerce função estratégica como centro redistribuidor na Europa.

 

Aumento da capacidade de carga

Devido à natureza perecível e ao alto valor agregado das flores, o modal aéreo é o preferencial para garantir que cheguem frescas ao destino, preservando sua vida útil. Para lidar com o intenso volume de embarques antes dessas datas comemorativas, as companhias aéreas adotam um robusto conjunto de ações, visando reforçar sua capacidade de transporte:

 

  • Frequências extras: companhias adicionam dezenas de voos extras, com origem em importantes polos exportadores, como Quito e Bogotá, durante os picos de demanda.
  • Aeronaves maiores: a prioridade é a utilização de aeronaves cargueiras de grande porte, como os modelos 747 e 777 freighters, visando maximizar os volumes transportados.
  • Fretamento adicional: aeronaves cargueiras extras são fretadas de outros operadores para complementar a capacidade própria.
  • Compartilhamento de capacidade: acordos de compartilhamento de capacidade são firmados entre diferentes companhias aéreas para viabilizar esse reforço logístico.

 

Como preparar-se para estes picos de demanda?

Agora, você já sabe que, por volta do Dia dos Namorados e do Dia das Mães, há maior dificuldade em obter espaço para transporte de cargas aéreas. Por isso, aqui estão algumas sugestões:

 

  • Realize uma revisão completa do seu estoque atual e identifique os produtos mais vendidos ou essenciais. Ajuste as previsões de demanda com base nas vendas dos anos anteriores durante o mesmo período.
  • Programe seus pedidos com antecedência suficiente.
  • Priorize itens críticos que possam ser mais afetados neste período. Aumente seu estoque para manter a continuidade dos negócios.
  • Avalie rotas e modais alternativos. Esteja pronto para adaptar novas abordagens logísticas rapidamente em resposta às flutuações do mercado.
  • Estabeleça planos de contingência para possíveis cenários de interrupção, incluindo atrasos prolongados. 
  • Mantenha-se informado sobre as condições e previsões do mercado logístico, monitorando regularmente atualizações sobre capacidade, rotas, taxas e possíveis interrupções. Uma comunicação próxima com seu provedor logístico é essencial.
  • Considere a consolidação de cargas e a otimização de cubagem para um uso mais eficiente do espaço disponível durante esse período de restrições.

 

Diante destas questões complexas, contar com o suporte de um integrador logístico especializado é imprescindível para o sucesso do negócio. Esses parceiros têm expertise para traçar um planejamento abrangente que engloba toda a cadeia de suprimentos, de ponta a ponta. 

Com sua vasta experiência, eles se destacam na identificação antecipada de gargalos, na otimização inteligente de rotas e modais e na proposição de soluções logísticas alternativas e eficazes.

Ao contar com um integrador logístico competente e confiável, as empresas obtêm muito mais do que apenas um provedor de serviços: ganham um parceiro estratégico que lhes confere visão sistêmica, capacidade preditiva e agilidade para reagir ao mercado global.

 

Sobre a estrutura Fracht no Brasil

Nuno, CTI e Fracht LOG são empresas especializadas no setor logístico, atendendo diversos segmentos da economia, com destaque para os setores químico, farmacêutico, de saúde e bem-estar, industrial, automotivo e de energia. Com profissionais experientes, elas facilitam processos de importação e exportação, permitindo que os clientes foquem em seus negócios.

As empresas fazem parte do prestigiado Grupo Fracht, que foi fundado na Suíça em 1955. Ele se destaca por sua ampla rede, contando com 147 escritórios distribuídos em mais de 50 países. No Brasil, o Grupo tem presença nos principais estados da Federação, garantindo uma cobertura logística compreensiva em todo o território nacional.