A criatividade a serviço da sustentabilidade

É preciso expandir a criatividade na gestão para identificar formas de contribuir para a reversão da trajetória kamikaze do meio ambiente global. Você já parou para pensar que, ao aumentar a eficiência das suas operações, também contribui para a sustentabilidade?

O presidente do Grupo Fracht, Ruedi Reisdorf, abordou essa questão de forma reflexiva em um de seus comunicados, elencando várias estratégias práticas que empresas e indivíduos podem adotar.

  • Optar por meios de transporte menos intensivos em carbono – como o frete marítimo e ferroviário, em vez de aéreo e rodoviário – é uma das maneiras de contribuir para a sustentabilidade.
  • Essa escolha muitas vezes se baseia no trade-off entre tempo, qualidade e preço, sendo que, geralmente, só é possível otimizar dois desses fatores.
  • O uso de tecnologias emergentes, como caminhões movidos a hidrogênio ou elétricos, é outra forma de mitigar o impacto ambiental, embora essas tecnologias ainda enfrentem desafios significativos, como falta de infraestrutura de abastecimento e limitações no alcance. Os veículos elétricos, por exemplo, são adequados apenas para trajetos curtos, como em portos, armazéns e cidades.
  • Parcerias com clientes e fornecedores também podem resultar em soluções mais sustentáveis. A colaboração pode facilitar a adoção de práticas amigas do ambiente, permitindo que ambas as partes compartilhem dos benefícios de uma cadeia de suprimentos mais verde.

Conforme destacado por Reisdorf, o compromisso com o transporte verde deve ser uma iniciativa coletiva. “Devemos oferecer, sempre que possível, uma opção de transporte que seja amiga do meio ambiente, junto à melhor solução de preço que o cliente solicita”, pontua.